O REI LEÃO (1994)
Dos dez filmes que constituem o Renascimento da Disney, O Rei Leão (1994) é provavelmente o mais icónico e intemporal. O facto de decorrer na savana africana e ter apenas animais como personagens impede o filme de se tornar datado: não há tecnologia obsoleta dos anos 70, nem personagens humanas com penteados e roupas dos anos 80. Também ajuda que o argumento seja baseado na peça Macbeth, de Shakespeare. Antes de assistir à nova prequela, Mufasa: O Rei Leão, decidi mergulhar a fundo nesta franchise, começando, claro, pelo filme que deu início a tudo e marcou a minha infância.
Vamos analisar o que faz com que O Rei Leão tenha tido tanto impacto e continue a ser relevante 30 anos depois do seu lançamento.
1 - A ANIMAÇÃO
A animação em O Rei Leão é absolutamente deslumbrante. Tudo o que vemos no ecrã vibra com vida: as cores são garridas, os rostos (ou focinhos) das personagens transbordam emoção, e o ambiente é imersivo e realista.
2 - A HISTÓRIA
O filme contrabalança eficazmente momentos pesados com períodos de humor. Após ser convencido que foi responsável pela morte do pai, Simba parte para um longo exílio e cresce acompanhado de Timon e Pumba, distanciando-se das Terras do Reino. Quando anos mais tarde reencontra a sua amiga de infância, Nala, ela informa-o que as Terras passam por um período difícil: não há água nem comida, e Scar deixou que as hienas ocupassem o território. Uma vez que Simba está vivo, deve ocupar o seu lugar no Ciclo da Vida e desempenhar o seu papel como legítimo rei.
3 - AS CANÇÕES
A banda sonora prima pela qualidade em vez de quantidade. Cinco canções que ficam no ouvido, curtas e memoráveis. As minhas preferidas: I Just Can't Wait to be King, Be Prepared e Hakuna Matata.
4 - AS PERSONAGENS
Como não amar o alívio cómico do filme, Timon e Pumba? Ou o enigmático Rafiki? O preocupado Zazu? O imponente Mufasa, e o seu filho inexperiente, Simba? As hienas tresloucadas? Os atores que emprestam as vozes às personagens fazem um excelente trabalho, com destaque para Jeremy Irons (Scar), Rowan Atkinson (Zazu) e James Earl Jones (Mufasa).
Em 2024, tal como em 1994, O Rei Leão continua a ser uma experiência cinematográfica rica e muito difícil de superar no cânone da Disney.